É possível não engordar durante as festas de final de ano?

 

Está aí uma boa pergunta.

A resposta, no entanto, nem sempre é fácil e boa, já que o resultado positivo (não engordar) depende diretamente do nível de determinação e de perseverança de cada pessoa. A resposta, de qualquer forma, é positiva: sim, é possível não engordar durante as festas de final de ano. Basta a pessoa querer e se esforçar.

A possibilidade de não acrescer uns quilinhos a mais ao corpo existe, mas, há a necessidade de autocontrole e de seguir estratégias básicas.

 

Mundo afora

 

Não importa o lugar do mundo, as festas de fim do ano são marcadas por comemorações e refeições fartas que, muitas vezes, resultam em aumento de peso.

É possível, todavia, fugir desta tendência obedecendo a dicas simples.

É preciso, igualmente, ter elevado domínio próprio para resistir às tentações dos eventos festivos comumente realizados no final de um ano e na chegada de um novo, quando, não raras vezes, acontecem abusos no consumo de alimentos e, principalmente, de bebidas, sobretudo, as alcoólicas.

https://prosaudelojas.com.br/alimentos-nocivos-a-imunidade/

Época de muitas festas

 

Dezembro começou e, daqui a alguns dias, chegam as festas de fim de ano. Além do Natal e do ano novo, períodos em que muitas pessoas passam com familiares, há as festas do escritório e do amigo secreto com os amigos, entre outras.

Este período festivo, muitas vezes, coincide com a época de férias escolares ou do trabalho, agravando ainda mais o risco de engordar.

Momentos com familiares e/ou amigos

 

Passar momentos agradáveis com pessoas queridas é excelente, mas, na maioria das vezes, o que mais ocorre nestes encontros são almoços e jantares com comidas, bebidas e hábitos que nem sempre contribuem para a dieta saudável.

 

Indagações do momento

 

Várias perguntas vêm à mente das pessoas quando se aproximam o final e o início de ano. Indagações:

< Tem como fazer exceções na alimentação sem ganhar peso?

< Consumir bebidas alcoólicas engorda?

< É possível aproveitar festas e confraternizações sem engordar?

< Como saborear pratos e doces favoritos sem engordar?

 

Controle e muita calma nesta época

 

Além da necessidade de a pessoa ter muito controle sobre o apetite e a gula, precisa ter, igualmente, firmeza e determinação para não cair na tentação de exagerar tanto no consumo de alimentos nem sempre recomendáveis, quanto sobre a ingestão de bebida alcoólica, vilãs do ganho de peso que resulta como consequência dos exageros praticados nas festas de final de ano.

A recomendação, pois, é a de que a pessoa aja com muito controle e calma neste período “perigoso” para a boa forma da saúde.

Primeiras dicas preciosas

 

Para não engordar nas festas de fim do ano, torna-se importante seguir recomendações.

Acompanhe!

 

  • Manter a rotina alimentar

Comer a mesma coisa que costuma consumir em dias não-festivos, já que, assim, não se corre o risco de engordar.

 

  • Reduzir consumo de gordura

Evitar alimentos com alto teor de gordura, como frituras, porque elas engordam.

  • Comer frutas e vegetais

Consumir, pelo menos, cinco porções por dia deste tipo de alimentos. A recomendação é excelente porque estes alimentos não geram o acréscimo de peso ao corpo.

 

Outras dicas valiosas

 

Para escapar do ganho indesejável de peso, há, ainda, outras recomendações valorosas a serem seguidas. Leia!

 

  • Caminhar

Andar pelo menos 10 mil passos por dia, uma vez que a caminhada ajuda a emagrecer.

https://prosaudelojas.com.br/como-reduzir-o-risco-de-infarto/

 

  • Lanches intermediários saudáveis

É preciso se certificar de que eles tenham frutas e iogurtes com baixo teor de gordura que são, a propósito, indicados para evitar o ganho de peso.

  • Verificar rótulos

Quando comprar alimentos industrializados, verificar a quantidade de gordura e de açúcar informadas na embalagem, porque este tipo de alimento engorda.

 

  • Ficar em pé

Manter-se nesta posição (em pé) por pelo menos 10 minutos a cada hora porque auxilia no gasto de energia.

 

  • Atentar para o que se come

Prestar atenção à refeição e deixar outras atividades de lado enquanto comer (especialmente o celular). Trata-se, pois, de recomendação séria que precisam ser seguida.

 

  • Cuidar com a bebida

Dar preferência à água, refrescos e sucos sem açúcar. Não consumir bebida que contenha álcool, porque ele ajuda a engordar.

 

  • Atenção para o tamanho das porções alimentares

Não encher demais o prato com comida. Além disto, pense duas vezes antes de repetir. É preciso dar tempo para que o cérebro perceba a saciedade.

Agindo desta forma, portanto, evita-se o ganho de peso não-recomendável.

 

https://www.ativosaude.com/noticias/como-nao-engordar-nas-festas-de-fim-de-ano/

 

É possível não engordar no final de ano

 

Como a intenção do blog é mostrar que existe a possibilidade de não aumentar o peso do corpo nos eventos festivos do final/início de ano, eis, portanto, na sequência, mais dicas para não engordar nesta época tão festiva.

Quem está com a dieta a pleno vapor precisa aumentar os cuidado nesta época, porque a fase é cheia de percalços e, normalmente, os excessos invadem o caminho.

https://prosaudelojas.com.br/produtos-naturais-no-combate-a-depressao/

  • Fazer trocas inteligentes

De acordo com recomendações de nutricionistas, excelente dica é dar preferência às preparações de alimentos sem molho e carnes magras sem pele, assadas ou grelhadas.

Outra dica é usar alimentos integrais no lugar dos refinados, frutas aos doces, sucos naturais aos refrigerantes e às bebidas alcoólicas.

Não exagerar nas quantidades. O fato de fazer boa troca não quer dizer, pois, que se pode comer à vontade sem engordar. Atenção, portanto, para a quantia de alimentos a ser consumida.

  • Compor bem o prato

As opções mais light no Natal e Ano Novo são as mais recomendadas.

Para a janta da véspera do Natal, dia 24, farofa light, arroz integral colorido, salpicão light e algumas nozes, castanhas e frutas (exceto as de compotas) para a sobremesa. Se for usar carne, a recomendação fica por conta do peru, do chester ou do frango. Todos, porém, sem a pele.

Já para dia 31, véspera de ano novo, entre os alimentos mais tradicionais da data, escolher peixe com escama como prato principal, acompanhado por arroz integral com lentilhas ou grão de bico, salada de folhas sem molho e farofa light.

Uva e romã são boas para o encerramento.

 

  • Não aguardar a ceia esfomeada/o

Ficar sem comer (por conta da correria ou na tentativa errônea de não engordar) não vai ajudar na boa forma. Ficar sem comer, portanto, só faz com que o corpo guarde calorias em forma de gordura.

Estratégia válida é a de se alimentar normalmente durante o dia, de preferência de três em três horas, com alimentos leves como frutas, para que, no momento das comemorações, não aconteça a sensação extrema de fome, o que, por sua vez, vai motivar ainda mais a consumação de exageros.

 

  • Bebida alcoólica engorda

 

As bebidas campeãs em calorias são as caipirinhas, a vodca, o uísque com energético, os drinques com leite condensado, a cerveja, o chope, o conhaque e o rum.

O álcool tem mais calorias do que um carboidrato – tão temido nas dietas. O álcool fornece sete kcal/g enquanto o carboidrato fornece apenas quatro kcal/g.

Evitar o álcool é, por esta razão, garantir a manutenção do peso corporal ideal.

  • Adotar a moderação

O passo mais importante na fixação de qualquer objetivo que vise ao emagrecimento é obedecer aos horários, dar sequência às atividades físicas (caminhada de 20 minutos por dia), beber água e comer frutas, verduras e legumes, segundo recomendam nutricionistas.

Dar atenção a estas recomendações, portanto, é demonstração de sabedoria.

 

 

Sem exagerar

 

Evitar o exagero nas quantidades consumidas é, pois, atitude importante para quem quer aproveitar bem as comemorações do final de ano sem adicionar quilinhos extras ao peso corporal.

 

https://gnt.globo.com/bem-estar/noticia/veja-dicas-para-nao-engordar-nas-festas-de-final-de-ano.ghtml

 

Não engordar nas festas de final de ano, é possível?

 

Na época de final de ano, com as comemorações, amigo secreto, confraternizações, bem como as ceias de Natal e de ano novo, muitas pessoas exageram e “recuperam” o peso perdido, muitas vezes, a duras custas, durante o ano.

Ao se evitar os excessos e seguir dicas simples é possível, portanto, passar por tudo isto sem ganhar peso que foi perdido, com muitos esforços, muitas vezes, durante o ano inteiro.

Sim! É possível não engordar nas festas de final de ano. Basta querer e dominar a gula.

Conheça recomendações para fazer isto.

 

  • A preparação para as comemorações deve começar bem antes

 

Pelo fato de serem datas nas quais, normalmente, acontece a tendência de exagerar na alimentação e no consumo de álcool, a recomendação, portanto, é a de concretizar semana de atividades físicas mais intensas.

Quem, eventualmente, não pratica exercícios físicos, deve usar as festividades como incentivo a mais para começar a fazê-lo.

A ação servirá, neste caso, como “reserva” para as datas comemorativas.

Não engordar nas festas de fim de ano é possível

 

De acordo com especialistas, determinações precisam ser seguidas para não engordar no final de ano. Acompanhe!

https://prosaudelojas.com.br/alimentacao-errada-causa-obesidade-infantil-doencas-e-morte/

  • Não ficar muito tempo sem comer

 

Há pessoas que cometem o erro de ficarem horas sem comer no dia. Por ocasião da ceia de Natal ou da comemoração de ano novo, isto se torna ainda mais grave e perigoso, já que pessoas deixam de comer durante o dia porque sabem que na hora da festa vai ter muita comida, abusando da comilança.

O perigo é chegar a hora da festa com buraco no estômago por conta da fome, fato que faz com que ocorra demasiado consumo de alimentos, comendo muito mais do que se deveria, resultando em quilinhos extras.

Manter a alimentação normal, portanto, comendo, se possível, de três em três horas, e chegar satisfeito a hora da festa, é a melhor recomendação.

Agindo assim é possível evitar a vontade de comer demasiadamente, consumindo apenas quantias moderadas que não prejudicam, excessivamente, a dieta.

 

  • Alimentar-se adequadamente

 

Quando chegar a hora de montar o prato, certificar-se de que ele será suficiente para a pessoa se sentir satisfeita e não correr o risco de exagerar, cuja decisão errada, por certo, vai resultar em ganho de peso, pois, geralmente, se trata de alimentos gordurosos e de sobremesas ricas em açúcar que são servidos nestas ocasiões.

 

>Dicas fundamentais: para não engordar com o consumo excessivo de alimentos, a principal dica é ingerir primeiramente proteínas, que auxiliam a relação da saciedade do organismo. Depois, eventualmente, pouquinho de gordura, que ajuda a diminuir o apetite, e, na sequência, abusar de vegetais de baixas calorias.

A sugestão é a de ingerir proteínas e vegetais e deixar o consumo de gordura no nível mais baixo possível.

Importante, da mesma forma, é deixar de lado a sobremesa doce, porque ela não é recomendada para quem não quer engordar.

 

  • Intensificar exercícios físicos

 

Muita gente se conhece bem e sabe que quando chegar a hora de comer, provavelmente não irá resistir e acabará comendo mais do que deve.

Para evitar os danos que isto pode causar ao peso ideal do corpo, a dica é intensificar as atividades físicas, para que os resultados do excesso alimentar não sejam tão ruins para o corpo.

A sugestão é realizar exercício intenso algum tempo antes da ceia. Fazendo isto, portanto, é possível melhorar a velocidade do metabolismo para as horas seguintes.

https://prosaudelojas.com.br/o-que-e-preciso-saber-sobre-o-colesterol/

  • Beber bastante água

 

O corpo não estando suficientemente hidratado, corre o risco de confundir a fome com a sede, fazendo com que se coma mais sem que haja, verdadeiramente, a necessidade.

Beber bastante água (2,5 l./dia) ajuda a proporcionar a sensação de saciedade do organismo, evitando, por isto, a ingestão exagerada de alimentos.

 

  • Não consumir bebida alcoólica

 

Além dos diversos problemas causados pelo excesso de bebidas alcoólicas, não se pode esquecer, também, que muitas delas possuem bastantes calorias.

Apenas para ilustrar, taça de 100 ml de champanhe tem 110 calorias; copo de 100 ml de batida possui 251 e, taça de 100 ml de vinho branco doce contém 142 calorias.

  • Dormir bem

 

Dormir adequadamente é respeitar a recomendação de oito horas de sono. Quando o indivíduo não tem noites de sono apropriadas, ficando muito tempo acordado, o cérebro precisa produzir mais energia, o que faz o corpo recorrer à ingestão de alimentos, desacelerando, em consequência, o metabolismo.

O sono perfeito também tem influência direta na boa forma corporal, tanto mental quanto física.

Por estas e outras causas mais, o importante é, pois, dormir bem pelo menos pelo período de oito horas.

 

  • Não pular o desjejum da manhã seguinte

 

Não descuidar do desjejum no dia posterior à festa é primordial para a saúde, mesmo que comparecer a outro evento na hora do almoço. Além de ser maneira de manter o metabolismo acelerado, se alimentar logo pela manhã é forma, portanto, de manter o corpo saciado, evitando eventuais exageros nas refeições seguintes.

 

 

  • Divertir-se

 

Não é nada fácil, realmente, se abster da comilança exagerada e dos abusos por ocasião das festas de final de ano. É preciso, todavia, ter em mente os benefícios que o esforço proporcionará para a saúde do corpo.

Ademais, adotando cuidados e mantendo o autocontrole vai se evitar prejuízos ao tempo agradável que se tem para passar com familiares ou amigos.

Diversão é, portanto, a palavra de ordem nestes momentos.

 

Perguntas:

Você consegue se controlar nas festas de fim de ano em relação à comilança?

Consegue se segurar?

 

https://www.mundoboaforma.com.br/8-dicas-para-nao-engordar-nas-festas-de-fim-de-ano/

  • Não ir às comemorações com fome

 

Decisão importante, antes de sair de casa para ir a alguma confraternização, é fazer um lanche, caso de frutas ou suco, lanche natural ou até mesmo biscoitos integrais.

O importante, pois, é evitar chegar ao local da comemoração com fome e exagerar na comida.

https://prosaudelojas.com.br/alimentos-que-aceleraram-o-metabolismo/

  • Prato de salada antes da ceia

 

Antes da ceia é bom comer prato de salada, com variedade de vegetais crus e cozidos, já que, desta forma, será possível se saciar e ter mais controle na hora de montar o prato.

Atenção para o fato de que é necessário evitar as saladas muito elaboradas com molhos ou queijos, porque elas apresentam quantidade calórica muito alta.

 

  • Verificar todas as opções da ceia

 

Ao ver todas as opções de alimentos oferecidos na ceia , será possível fazer escolhas mais corretas, decidindo, assim, por alimentos mais saudáveis na hora de fazer o prato.

Ademais, esta atitude também evitará que se pegue “um pouquinho de tudo”, com o que, normalmente, acontecem os exageros e, daí já viu. Para alcançar os quilinhos a mais, indesejados, é apenas um pequeno passo e espaço de pouco tempo.

Evitar, portanto, o excesso é primordial para manter a boa forma e a saúde perfeita.

Acredite!

  • Água, grande aliado na hora da refeição

 

Importante se faz ter em mãos, constantemente, copo de água, pois, isto evitará a tentação do consumo de bebidas inadequadas, alcoólicas, ou, refrigerantes.

Consumir água, portanto, se torna fundamental nesta hora, já que ajuda bastante a manter a boa saúde.

 

  • Não colocar o foco na comida

 

Pelo fato de as datas de final de ano serem especiais, pois é quando se encontra familiares ou familiares, é preciso manter o domínio próprio para não cair na tentação do consumo exagerado de alimentos e, ao mesmo tempo, de bebidas inapropriadas.

A questão primordial é tirar, portanto, o foco dos alimentos e, também, das bebidas.

 

http://www.dietaesaude.com.br/temas/alimentacao/15885-como-nao-engordar-nas-festas-de-final-de-ano

 

Estratégias para não engordar

 

Fatores diversos levam a engordar durante as férias e, sobretudo, por ocasião das festividades de final/início de ano.

Recomendação essencial, por isto, é fugir das calorias.

Hábitos nocivos da época

 

Final de dezembro e início de janeiro, ou seja, no final de um ano e no começo de outro, muitas pessoas deixam de seguir dietas da alimentação saudável e acabam facilitando ao se permitirem o consumo exagerado de alimentos e de bebidas prejudiciais à saúde.

Nesta época, é comum constatar atitudes amplamente prejudiciais. Acompanhe!

> Mudança de rotina e de horários.

> Ingestão de quantia maior de alimentos.

> Maior consumo de álcool.

> Aumento de exceções à dieta.

> Dietas ricas em carboidratos.

> Participação em confraternizações.

> Redução na prática de exercícios físicos.

> Menos horas de sono.

Ações inversas significam solução

 

Deixar de fazer determinadas ações ou, então, invertê-las, são estratégias especiais e importantes para não engordar durante as férias e festas de fim de ano.

Voltar a pensar e a agir em prol da boa saúde somente após o período festivo, quando a vida voltar à rotina, simplesmente não funciona, porque, daí, o mal já está feito ao corpo.

Estratégias para não engordar no período festivo

 

A adoção de estratégias é fator preponderante para evitar o ganho de peso no período mais festivo do ano.

Conheça algumas.

 

  • Evitar alimentos ricos em carboidratos

Trata-se da regra de ouro. Comer muitas coisas gostosas sem ganhar peso inclui, também, excluir totalmente alimentos ricos em carboidratos e pobres em nutrientes.

Entre os alimentos que se enquadram, portanto, nesta recomendação está o tradicional arroz branco, bem como o macarrão e os pães produzidos com farinha branca.

Também compõem esta mesma relação, a tapioca, a geleia, a margarina, as balas, os pirulitos, os doces processados e o leite. Por isto, de semelhante forma, devem ser evitados.

Além, é claro, de muitas outras possibilidades.

Importante se torna o fato de se questionar antes de colocar qualquer coisa na boca.

A dica essencial é: nunca se alimentar por impulso.

 

  • Adotar jejum intermitente

 

O estilo de vida “low carb” (dietas baixas em carboidratos), programas alimentares que restringem o consumo de carboidratos, estão cada vez mais em moda.

A pergunta: é possível adotar “low carb” como ferramenta para evitar o ganho de peso nas férias e nas festas de final de ano?

Outra pergunta: o jejum intermitente (que para e que recomeça por intervalos) tem alguma importância para evitar o ganho de peso?

Ambas as respostas são positivas.

O estilo de vida “low carb” é bastante usado para o tratamento da obesidade e do diabetes, portanto, é útil.

Já no caso do jejum em geral (inclusive, no intermitente), o corpo queima a gordura estocada como fonte de energia. Com o jejum é, pois, possível reverter os prejuízos do exagero na comida.

Importante, por esta razão, é lembrar que durante o jejum é impossível furar a dieta, afinal, se trata de ação na qual apenas água e chás não-adoçados são permitidos.

 

  • Evitar petiscos

 

Na maioria das vezes, petiscos são consumidos em grande quantidade e, por isto mesmo, a recomendação é evitá-los ao máximo.

É preciso evitar, sobremaneira, os salgadinhos processados.

Lembrete: cada grama de carboidrato ingerido tem que valer à pena!

Quantidade de carboidratos presentes a cada 50g dos petiscos “low carb” mais comumente encontrados:

> Amendoim, 8g.

> Azeitonas, 2g.

> Queijo parmesão, 0g.

> Amêndoas, 9g.

> Castanha-de-caju, 11g.

> Semente de abóbora torrada, 10g.

 

  • Evitar o glúten

 

O glúten é proteína inflamatória que gera inchaço e causa a retenção de líquidos no corpo.

Segundo especialistas, nenhum ser humano possui as enzimas necessárias para quebrar o glúten.

Evitar, portanto, o consumo de glúten tem importância capital para a perfeita saúde do corpo.

Para se ter corpo bonito, magro e saudável há, portanto, a necessidade de se evitar o glúten.

Da mesma forma como é preciso questionar se cada grama de carboidrato vale à pena, é preciso questionar se cada resquício de glúten que se ingere, igualmente, vale à pena.

Diante desta constatação, convém não temperar salada com grãos de trigo, de centeio ou de cevada, uma vez que o glúten somente é encontrado nestes três tipos de grãos. É fácil, portanto, de evitá-lo.

 

  • Se beber, usar apenas bebidas “low carb”

 

Fugir do consumo de carboidratos na hora de beber é bastante fácil.

É o caso, por exemplo, de substituir o açúcar por adoçante natural de eritritol ou de xilitol, que não alteram o sabor, deixando, no entanto, a bebida menos nociva ao corpo.

Outra observação importante para evitar o ganho de gordura é priorizar o consumo de proteínas magras.

  • Forrar o estômago antes da ceia

 

A sugestão se enquadra de forma perfeita quando a refeição for rica em carboidratos.

São exemplos, a ceia de Natal ou quando se vai à pizzaria, se bem que sempre se pode comer apenas o recheio da pizza, descartando a massa.

No caso da ceia, pode-se servir apenas com as carnes brancas (aves) e as saladas.

A opção, portanto, é sair de casa com o estômago forrado, já que, com ele previamente abastecido, será natural comer quantidade menor de carboidratos, diferentemente de quando se vai comer com muita fome.

De semelhante modo, também se trata de garantir bom consumo de micronutrientes e de proteínas mesmo que seja dia de exceção à regra, de quebra da dieta.

 

  • Exercitar-se sempre

 

Aproveitar bem o tempo livre para mover o corpo é sugestão extraordinária.

Independente de ser tempo de Natal, de ano novo ou de férias, sempre é importante dedicar, pelo menos 30 minutos por dia, para praticar exercícios físicos.

Mesmo que não haja tempo para grandes ou intensos treinamentos, a prática de um pouco de exercícios a cada dia é melhor, portanto, do que nada.

E, neste sentido, valem todas as iniciativas físicas.

> Caminhada e/ou corrida.

> Exercícios em barra fixa.

> Musculação ou “crossfit” em academias.

> Dança.

> Calistenia.

> Agachamento/flexões.

> Outros exercícios.

 

“Queima” de carboidratos e de calorias

 

A realização de exercícios físicos auxilia o organismo a efetuar maior consumo de carboidratos e de calorias para o reabastecimento de reservas de glicogênio muscular, já que elas são consumidas durante as atividades físicas.

Semelhantemente, também ajudam a atenuar, ou mesmo a evitar, o armazenamento de gordura. Aumenta, igualmente, a taxa metabólica basal (elevando o metabolismo) e possibilita o ganho de massa muscular.

  • Sem houver exagero, não se desesperar

 

Mesmo que se tenha tentado controlar e não abusar, seja da comida, seja da bebida, nas festas do final de ano, se isto acontecer, não há razão nenhuma para se desesperar e partir para eventual compensação dos exageros, adotando dietas altamente restritivas.

A recomendação de especialistas é a de voltar para a rotina normalmente, seguindo o que era feito antes das festas e dos exageros.

Dar sequência, pois, às atividades físicas para combater o excesso e, se hidratar, (nada melhor do que a água para limpar o organismo) ajudarão, com certeza, a voltar a perder peso ou a mantê-lo, no mínimo, em nível ideal.

 

Ano novo com boa saúde

 

Adotando os cuidados e seguindo as dicas deste post será possível passar pelo período de festas sem exageros e sem ganhar peso, estando apto a adentrar 2021 com boa saúde.

 

 Dica final

 

Desde já fica a recomendação de se cuidar, de não exagerar no consumo de alimentos e muito menos de abusar de bebidas alcoólicas por ocasião do Natal, da chegada do ano novo e, mesmo, durante o período de férias.

Mantenha a gula sob controle (mesmo que seja difícil), seja feliz e comece 2021 sem se preocupar com os quilinhos a mais, obtidos pela falta de cuidados alimentares nas comemorações que estão por vir, afinal, é possível passar pelas festas do final de ano sem engordar.

Desejamos a cada leitor/a muita força, coragem e determinação, pois, valerá muito à pena.

Pode ter a absoluta certeza.

Está bem?

Continue sendo muito feliz agora, no final de 2020, nos primeiros e em todos os demais dias do próximo ano.

Sucesso no autocontrole.

Feliz 2021 com muita saúde!