Aproveite os alimentos típicos do outono

O outono está aí (segue até o dia 21 de junho) e não é porque a temperatura está declinando que a pessoa pode se descuidar da dieta ou, então, deixar de beber muita água todos os dias e nem deixar as atividades físicas de lado.

No outono, período de transição entre o calor e a umidade do verão para período mais seco e pouco mais frio, o organismo demanda de alimentos que o aqueçam e fortaleçam a sua resistência.

Alimentos da estação

Os produtos da estação apresentam mais qualidade para a alimentação porque não precisaram de grandes doses de agrotóxicos na hora do cultivo.

No outono, por exemplo, são colhidas frutas mais doces e verduras e legumes com coloração mais viva e aromas mais intensos.

Vários alimentos perfeitos para a boa saúde são encontrados no outono.

Abacate, abobrinha, acelga, alface, almeirão, agrião, chuchu, repolho, rúcula, batata doce, berinjela, brócolis, chuchu, jiló, inhame, mandioca, nabo, pimentão, quiabo, rabanete, tomate, vagem, repolho, abacate, banana prata, caqui, coco, goiaba, jaca, laranja, limão, linhaça, maçã, maracujá, melancia, pera, tangerina e uva.

https://guiadacozinha.com.br/dicas-de-cozinha/alimentos-de-outono/

Dieta equilibrada no outono

Alimentos ajudam a melhorar a imunidade. De acordo com nutricionistas, os benefícios de legumes, de frutas e de hortaliças devem compor as refeições diárias.

Além de beber bastante água, as frutas, as hortaliças e os legumes são bons aliados nos pratos de quem pratica atividade física regular.

Em todas as estações é possível manter dieta saudável e equilibrada com os alimentos típicos da época.

No outono, por exemplo, com o aparecimento de safra nova de frutas, verduras e legumes é possível montar cardápio bastante rico e saudável com alimentos da estação. A abóbora, batata doce e mandioca, contêm cálcio, ferro, potássio, magnésio e são excelente fontes de energia.

 Importância do consumo de alimentos da safra

Nutricionistas lembram que os alimentos da estação têm como principal trunfo o fato de serem mais frescos e nutritivos em comparação com os outros. Isto acontece porque quando são cultivados no período natural, os produtos captam melhor os nutrientes do solo.

https://www.jasminealimentos.com/alimentacao/frutas-da-estacao/

O que comer no outono?

Nas estações frias há a necessidade da adoção de cuidados maiores com a saúde física, uma vez que os resfriados começam a aparecer, assim como as alergias respiratórias e as doenças crônicas, caso, por exemplo, da asma, da bronquite, além de outros problemas respiratórios.

Para não correr o risco de contrair doença desta natureza é preciso manter alimentação capaz de suprir todas as necessidades nutricionais do organismo, além, é evidente, de manter a hidratação em nível altamente satisfatório, coisa, aliás, que muitas vezes é esquecida neste momento, quando os dias apresentam clima mais ameno.

Frutas, verduras e legumes na dieta

Incluir na dieta frutas, verduras e legumes da estação, principalmente os alimentos ricos em vitamina C, ajudam sobremaneira a prevenção aos resfriados.

Alimentos, pois, que possuem alta concentração de vitamina C são capazes de ajudarem na prevenção de doenças infecciosas do sistema respiratório. Ademais, também são úteis para reduzirem as chances de anemia, uma vez que favorecem a absorção de ferro, aumentando, a imunidade.

Privilegiar alimentação balanceada e saudável, com a menor quantidade possível de produtos industrializados, é outra dica importante.

https://prosaudelojas.com.br/o-que-sao-e-como-funcionam-os-termogenicos/

Evitar alimentos calóricos

 Na hora de compor a dieta é preciso evitar os alimentos calóricos e cheios de gorduras.

O corpo pode, até, pedir alimentos calóricos para tentar se aquecer e manter a temperatura corporal, mas, nestes casos, tomar chá quente e uma boa sopa saudável, feita em casa, ajudam bastante.

https://prosaudelojas.com.br/segredos-do-emagrecimento-saudavel/

Não se esquecer de beber água

Agora, no outono, e, também no inverno, por incrível que possa parecer, o corpo precisa de mais água para se manter hidratado.

Eis aí, portanto, forte razão para beber muita água, mesmo que não se sinta sede.

A dica é priorizar a ingestão de água sempre, em qualquer estação. Não esquecer, nunca!

Receita para aquecer os dias outonais

Sopas são a recomendação ideal para aquecer os dias mais frios, agora, do outono e, depois, com certeza, do inverno.

Várias são as sugestões de sopas que ajudam a aquecer o organismo, como é o caso de usar abóbora, grão-de-bico e couve.

Bom apetite! Bom proveito! BOA SAÚDE!

https://prosaudelojas.com.br/relacao-do-cancer-com-a-alimentacao/